Esporte

Conmebol sorteia oitavas da Libertadores e segunda fase da Sul-Americana

A sede da Conmebol, em Luque, terá mais uma noite agitada nesta quarta-feira. A partir de 20h (de Brasília), a confederação realizará o sorteio das oitavas de final da Taça Libertadores, onde os 16 melhores times do continente, divididos em dois potes, conhecerão seus caminhos até o cobiçado troféu. Em seguida, a Copa Sul-Americana também terá definição dos confrontos da segunda fase. Os 32 times – com os 10 eliminados como terceiros colocados dos grupos da Liberta – também serão divididos em dois agrupamentos, e os chaveamentos serão definidos até o fim da competição.

Ainda não há definição prévia dos cruzamentos, com a chave das oitavas de final sendo definidas por sorteio. Os times do pote 1 decidem em casa, do melhor ao pior classificado. O Atlético-MG, que teve a melhor campanha da primeira fase, decide em casa até o fim da competição. Único brasileiro qualificado para as oitavas no pote 2, o Atlético-PR pode ter um confronto nacional nesta fase. Se não enfrentar um compatriota, o Furacão terá um time argentino pela frente. River Plate, Lanús e San Lorenzo fecham o pote 1.

As partidas de ida estão marcadas para os dias 4, 5 e 6 de julho. Os classificados às quartas só serão conhecidos no mês seguinte, nos dias 8, 9 e 10 de agosto. Os clubes argentinos ainda tentam postergar os duelos para agosto. Eles alegam que foram prejudicados pela greve dos jogadores no país no início do ano e, caso o atual calendário seja mantido, os jogos de ida seriam disputados no período de férias do Campeonato Argentino. No entanto, é pouco provável que a Conmebol atenda a solicitação.

O sorteio será usado pela primeira vez pela Conmebol. Antes, a entidade definia os confrontos com base na campanha da fase de grupos. O melhor primeiro colocado enfrentava o pior segundo, e assim por diante. Nesta edição, o desempenho decidirá apenas a ordem das partidas. Equipes do mesmo país poderão se enfrentar na decisão. É bom lembrar que a final não considera o gol marcado fora de casa como um critério de desempate.

Siga-nos no Facebook

Publicidade